sábado, 30 de maio de 2009

Tudo mudou.

...E tudo mudou...
O rouge virou blush
O pó-de-arroz virou pó-compacto
O brilho virou gloss
O rímel virou máscara incolo
rA Lycra virou stretch
Anabela virou plataforma
O corpete virou porta-seios
Que virou sutiã
Que virou lib
Que virou silicone
A peruca virou aplique, interlace, megahair, alongamento
A escova virou chapinha
"Problemas de moça" viraram TPM
Confete virou MM
A crise de nervos virou estresse
A chita virou viscose
A purpurina virou gliter
A brilhantina virou mousse
Os halteres viraram bomba
A ergométrica virou spinning
A tanga virou fio dental
E o fio dental virou anti-séptico bucal
Ninguém mais vê...
Ping-Pong virou Babaloo
O a-la-carte virou self-service
A tristeza, depressão
O espaguete virou Miojo pronto
A paquera virou pegação
A gafieira virou dança de salão
O que era praça virou shopping
A areia virou ringue
A caneta virou teclado
O long play virou CD
A fita de vídeo é DVD
O CD já é MP3
É um filho onde éramos seis
O álbum de fotos agora é mostrado por email
O namoro agora é virtual
A cantada virou torpedo
E do "não" não se tem medo
O break virou street
O samba, pagode
O carnaval de rua virou Sapucaí
O folclore brasileiro, halloween
O piano agora é teclado, também
O forró de sanfona ficou eletrônico
Fortificante não é mais Biotônico
Bicicleta virou Bike
Polícia e ladrão virou counter strike
Folhetins são novelas de TV
Fauna e flora a desaparecer
Lobato virou Paulo Coelho
Caetano virou um chato
Chico sumiu da FM e TV
Baby se converteu
RPM desapareceu
Elis ressuscitou em Maria Rita?
Gal virou fênix
Raul e Renato,Cássia e Cazuza,Lennon e Elvis
Todos anjos
Agora só tocam lira...

A AIDS virou gripe
A bala antes encontrada agora é perdida
A violência está coisa maldita!
A maconha é calmante
O professor é agora o facilitador
As lições já não importam mais
A guerra superou a paz
E a sociedade ficou incapaz........ De tudo.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Resumo de Citação do texto Dias de sombra, Dias de luz.

"Sem o sonho de que os tempos sombrios passarão, viver serve para quê?"

"O assassinato de João Hélio por um adolescente que afirmou “não saber o que significa perder um filho assassinado porque nunca teve filho[...]mostrou que nunca teve a chance de saber o que é um pai, uma mãe, um filho, enfim, o que é amar e perder um ser amado a quem se deu a vida. Ao ser privado dessa experiência afetivo-moral básica, o jovem criminoso também foi privado de conhecer a distinção entre o justificável e o injustificável. A impiedosa engrenagem da miséria triturou sua capacidade de introjetar o sentido ético do que Levinas chamou de infinita responsabilidade pelo Outro!

"Naturalmente, o infeliz garoto assassino não é um nazista. Ele é um sobrevivente social a quem foi sonegada a mais elementar possibilidade de valorizar a vida do próximo. Isso - creio e defendo - é razão suficiente para julgarmos seu crime com indulgência, mas não é motivo para recalcar o horror que podemos sentir, ao imaginar o que João Hélio sofreu e o desespero alucinadodos pais que viram o filho ser morto como foi."

"Mas agir e pensar com justiça não é questão de tomar partido; é questão de experimentação sócio-moral, como sustentaram James, Dewey, Rorty; é questão de apostar, sem garantias e com riscos de frustração, na boa-vontade de nossos parceiros de vida em comum(...)"

"Por que, então, já não fizemos o óbvio? Porque, de um lado, o arcaico senhoriato empresarial-político brasileiro empenhou-se em fabricar uma caricatura dos mais pobres como um bando de desclassificados indolentes, reprodutores irresponsáveis de criaturas que não sabem como alimentar e educar, e que, por isso mesmo, não merecem viver na mesma cidade que eles; de outro, porque boa parte dos que têm poder de agir na esfera pública e criticam essa concepção indigna do povo brasileiro demitiu-se, por cansaço ou decepção, da tarefa de formar uma elite comprometida com um projeto de nação. Elite, como bem disse a ministra Marina Silva, não é sinônimo de oligarquia vampiresca. Elite são os melhores; os que pensam e agem com a consciência da responsabilidade pública que têm, em função do poder social e da autoridade moral que souberam conquistar no legítimo exercício de seus talentos e competências."

"Eis uma das chaves da saída: um só mundo, um só povo. Com essa simples consciência, esses brasileirinhos decentes e encantadores mostram que possuem o senso de pertencimento a uma mesma comunidade de tradições, e, portanto, são capazes de reconhecer o direito dos demais ao mesmo respeito e oportunidade que lhes foram dados."

Resumo Critico do texto Dias de sombra, Dias de luz.

É muito fácil falar, é fácil fingir que tudo está bem como está. O garoto que matou o menino João Helio, não sabe a dor que é perder um filho, porque nunca teve um.. E é, então por isso eu não estou nem ai para quem está passando fome, porque afinal, eu não passo fome! Vivemos em uma sociedade extremamente egoista, mas com o mundo do jeito que está hoje, não acho isso totalmente errado.
Será que a pessoa que passa na sua casa pedindo, realmente precisa? E se não precisar? Tantos precisando, e você ajudando um que não precisa. Fico um tanto quanto no muro nessa questão. “Faça o bem, sem olhar a quem!” E se quando você ajuda, você contribui com o dinheiro que faltava para ele comprar “o bagulho” ? Dias de luz virão COMO desse jeito? Eu sei que doi falar isso, mas: não virão.

Nossa sociedade é egoista, nossos politicos são ladrões e nosso pais é hiper violento. Todos esses aspectos dependem deles mesmos. Esperança, só isso nos resta. E como resta! Temos esperança de que tudo vai melhorar, porque se não, viver pra que? Viver pra ver crianças inocentes, que não fizeram nada de ruim além de nascer,morrer.. Viver pra ver nossos impostos sendo convertidos em um final de semana em Paris. Não, porque nós, vivemos esperando por dias melhores. E porque um dia tudo vai mudar. É isso que nos mantem vivo, e sinceramente, é a esperança que nos move. É a esperança que nos faz levantar as 6:00 da manhã todos os dias para ir trabalhar. Esperança de que seu chefe vai te promover, esperança de que o seu filho vai finalmente resolver estudar e te mostrar um boletim descente, esperança de que você ganhe na loteria dessa vez,esperança de que sua namorada não esteja mesmo grávida e que você não vai precisar assumir a burrada que você fez. E você sempre vai ter algo a esperar, sempre vai viver esperando “aquele” dia. E quando o dia passa, você já vai estar esperando por outro. É a ordem natural das coisas.

Então, vamos esperar? Não! Esperando, não se chega aonde quer chegar! Vamos sonhar, vamos realizar, mas por favor, não vamos esquecer dessa realidade que tanto nos assombra. Se for pra falar, fale, fale mal de todos os politicos e da violencia mas TOME UMA POSIÇÃO. Sem essa de que você é apenas mais um em um milhão e que mais um ou menos um não faz diferença.Já pensou se todos pensarem assim?

domingo, 17 de maio de 2009

Pratique o desapego.

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final.Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram.As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora.Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos.Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade.Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida.Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira.
- Fernando Pessoa -

quinta-feira, 7 de maio de 2009

O Gigolô das Palavras: Análise.

"Eu amo meu gato." Gato é um substantivo, Eu é um pronome e também é sujeito e amar é um verbo transitivo. Direto? Indireto? E o "meu", pronome possessivo. E não para por ai, poderíamos citar inúmeros usos gramaticais que cada uma dessas palavras tem. Apenas nessa pequena frase, um tanto quanto boba.Muitos de nós ainda somos escravos da Gramática. Concordância Nominal? Preciso mesmo saber se o certo é guardas-chuvas,guardas-chuva ou guarda-chuvas? Já não basta saber que o tal guarda-chuva nos protege da chuva? Bom, depende. Como Veríssimo cita em seu texto, ele nunca foi dos melhores em gramática, e hoje ganha dinheiro escrevendo textos, que não só por mim,são considerados incríveis. Gramática não é todo o Português, e eu nem diria que é a base. Do que adianta eu saber o que cada palavra significa se na hora de fazer um texto eu me embaralho entre todos os substantivos, verbos transitivos, objetos, artigos, pronomes, adjetivos... Eu digo que de nada adianta.Sempre reclamei com meus professores de português sobre o porque que aprendemos todas aquelas funções que não vamos usar em nada em nossa vida. Uns me diziam que era para eu não ser ignorante e alguns diziam, na lata, que era porque, bom, estava na planilha da escola.Não quero ser ignorante e me assustar ao ler um texto com a palavra "bonito" sendo substituída por "garboso". Mas também não quero passar minha vida escolar inteira aprendendo coisas que usaremos, no máximo, para passar no vestibular.Gramática não é tudo para ser um bom escritor, mas digo que é essencial. Afinal, o que é um bom escritor? Um bom escritor, em minha opinião, pega simples palavras, as junta e as transforma em um outro mundo. Um bom escritor escreve livros que são devorados na mesma velocidade em que se devoram uma barra de chocolate. Ele consegue nos prender e nos fazer querer terminar logo, mas ficarmos muito triste quando terminamos. Nos faz querermos mais. Mas uma pessoa que escreve “E ele disse: “meu amor, agente tá aqui, e eu lhe digo que essa é a noite mais boa que eu já tive”, é realmente considerado um bom escritor? “Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis.” Isso resume praticamente tudo.Luis Fernando Veríssimo, se intitula Gigolô das Palavras. Termo curtíssimo,porem mais claro impossível. Ele as usa, mas não está "nem aí" para seu passado, sua família, sua origem. O que interessa mesmo é o que elas têm a oferecer. E dai que existem regras para lidar com elas? Elas "não se dão bem" com outras palavras?Quem se importa? Ele não.Coloque alguns de seus textos no Microsoft Word e veja a quantidade de erros que eles vão achar. Me deixe escrever “adianta eu” ao em vez de “adianta-me” !Existem mil tipos de gramáticas. A Gramática descritiva, Gramática gerativa, Gramática formal,Gramática funcional,Gramática normativa,Gramática transformacional,Gramática universal,Gramática implícita. E pra que tudo isso? Como Veríssimo mesmo diz: O importante é comunicar.

Tábata Santiago



02.2 Selecione uma obra de arte que se relacione com Barroco. Apresente em que aspectos elas se aproximam e se distanciam.
O drama humano tornou-se elemento básico na pintura barroca e era em geral encenado com gestos teatrais muitíssimo expressivos. E nessa figura mostra uma mulher, aparentemente cozinhando, com uma expressão de quem não estava gostando muito daquilo. Bastante expressivo.

Atividade 1º ano. (Parte 2)


02.1 - Selecione uma obra de arte que se relacione com o Classicismo.Apresente em que aspectos elas se aproximam e se distanciam.
O Classicismo procura imitar a epoca da Antiguidade Classica, em que a estetica era muito mais importante do que outros aspectos. Nessa imagem, mostra-se o "homem" perfeito da epoca. Com abdomem definido, cabelo arrumadinho e "bom". Do jeito que todos procuravam ser. Não mtuio diferente de hoje em dia, acho.

Atividade 1º ano.

01 - Relacionar as letras de música abaixo com as escolas literárias indicadas:




O Trovador - Altemar Dutra


Os trovadores eram artista que compunham e cantavam. Existiam vários tipos de "Cantigas", e essa é do tipo das Cantigas de Amor. Pois ele coloca sua amada em um pedastal e se diz apenas um rapaz em seu lado. Ou seja, ele se "humilha" ao achar sua amada perfeita. Diz ainda, que ela é a flor mais bela.



Queixa - Caetano Veloso


Essa música, como o nome mesmo diz, se trata de uma queixa de Caetano Veloso pelo fato de sua amada "ajoelhar e não rezar", despertar o amor dele e simplesmente não ter a intenção de ama-lo de volta(retribuir). Que o amor dele, se tornou uma magoa. E ainda diz que ela é uma serpente e que o envenenou. Se realaciona com a Cantigas de Maldizer.




Sozinho - Caetano Veloso


Caetano Veloso se diz sentir-se sozinho, sua amada lhe deixa solto e não lhe da carinho. E ele sente falta, ele diz que não se sente amado, e realmente, devido as circunstancias, não ama. Porque quando agente gosta, é claro que agente cuida. Ela lhe diz palavras bonitas, mais tudo não passam de palavras. Se relaciona com Cantigas de Escárnio



Incelença pro amor retirante - Elomar


Na música, Elomar conta a respeito de uma amiga que foi embora, na qual ele sente falta. Pode ser considerada a Cantiga de Amigo.